quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Como saber se seu Windows é 32 ou 64 bits (x86 ou x64)


Com a popularização da plataforma x64, é importante saber que tipo de Windows 7 está instalado no seu computador, para não cometer enganos na hora de instalar um programa. Aplicativos escritos em 32 bits (ou x86) podem rodar sem nenhum problema em sistemas x64 (ou 64 bits), mas o contrário não acontece.
            Se o seu computador possui mais que 4 GB de memória RAM, provavelmente a versão do sistema instalado é a de 64 bits (x64) – uma limitação dos sistemas x86 é no uso de memória, suportando apenas 3,75 GB de RAM. Mas não pense que quanto mais bits melhor. Isso só é verdade para aplicações pesadas que requeira um processador mais veloz e com suporte a tecnologia 64 bits.
            Veja como verificar a versão do sistema operacional que está instalada no seu computador.

1.      No “Painel de Controle” do Windows, clique em “Sistema e Segurança”;
2.      Clique em “Sistema”;
3.      Procure pela linha “Tipo de sistema”.





terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Como criar um pen drive bootável com o Windows Vista ou 7?



Se por algum motivo você quer criar um pen drive de boot com o Windows Vista ou Windows 7, bastam alguns comandos em algum dos dois sistemas.
Conecte o pen drive. Faça cópia dos dados importantes que porventura possam estar nele, já que ele será formatado. Acho que não precisaria dizer, mas o pen drive deve ter espaço quando vazio, para caber o DVD do Windows desejado, seja o Vista ou o 7. O recomendável para o DVD do Vista ou 7 é um pen drive de 4 GB.
Será necessário rodar o prompt de comando como administrador, para ter acesso ao dispositivo e ferramentas de formatação. Para isso, clique com o direito no menu do prompt de comando e escolha "Executar como administrador".
No prompt, rode o comando diskpart. Ele pode demorar alguns segundos para iniciar, quando estiver carregado aparecerá à esquerda DISKPART>.
No prompt dele, digite:

 list disk

Tecle enter após os comandos, em cada linha.
Ele vai mostrar os discos, status, tamanho. Identifique o seu pen drive pelo número: Disco 0, Disco 1, Disco 2, Disco 3, etc. Para saber qual é seu pen drive, observe a capacidade, já que seu HD deverá ser bem maior. Se estiver em dúvida, rode o comando com e sem o pen drive plugado para ver o que muda.
Agora selecione o disco, digitando:

select disk 1

Cuidado para não digitar o número errado, senão você excluirá os dados de algum dos seus discos rígidos. Troque o número 1, naturalmente, pelo número correspondente ao seu pen drive.
Rode estes comandos, dando enter após cada linha:

clean

create partition primary

select partition 1

active

format fs=NTFS

assign

exit

Você sairá do diskpart, mas ainda não terminou.
Nota: você poderia formatar o pen drive pela interface gráfica do Windows, mas seria necessário recorrer ao diskpart para marcar a partição como "ativa". Por isso vale a pena citar os passos já no diskpart :)
Coloque no drive de CD/DVD a mídia do Windows que você quer copiar para o pen drive (lembre-se, Vista ou Seven, aqui não vale para o XP).
Ainda no prompt (mas já fora do diskpart), alterne para a unidade do CD/DVD. Supondo que seja a unidade D:, digitaria:

d:

cd d:\boot

Isso te leva para a pasta boot, do DVD do Windows. Rode o bootsect para tornar o drive bootável. Assim:

bootsect /nt60 e:

Onde E: é a letra da unidade do pen drive. Ao usar o diskpart você limpou o pen drive, criou uma partição e formatou-a em NTFS. Segundos depois de concluído o pen drive deve ter aparecido no "Computador" do Windows Explorer. Caso não, tire o pen drive e recoloque, para ver que letra será atribuída a ele. Agora lidamos com a partição, não com o número identificador do disco como foi feito ao usar o diskpart.
Dado o bootsect como explicado, o pen drive é bootável para o Windows Vista ou 7. Só que ele não tem os arquivos do sistema em si.
Agora vem a parte mais fácil, sem segredos: copie todo o conteúdo do DVD para o pen drive. Você pode pular as pastas de documentação ou extras, mas mantenha as essenciais. Na dúvida, copie tudo.
Você pode copiar usando o Windows Explorer mesmo, desde que copie "certo", deixando os arquivos da raiz do DVD na raiz do pen drive, e não criando uma pasta dentro do pen drive e nela colando o conteúdo do DVD (isso ocorreria se você copiasse o DVD clicando no ícone do DVD com o direito, na janela Meu Computador, e colando depois dentro do pen drive).
Pronto! Você tem um pen drive de boot do Windows Vista ou Windows Seven, basta dar boot com ele, selecionando no SETUP da máquina a opção de boot pela porta USB.
            O que você viu usa comandos nativos do Windows, que não existem dessa forma no Windows XP. Se você usa o XP, precisaria recorrer a alguma ferramenta de terceiros para criar um pen drive de boot, sendo mais complicado. Ah, lembre-se que o XP já tem quase 10 anos...