As
mudanças no Facebook, anunciadas recentemente, vão transformar o conceito atual
de rede social. Isso quer dizer que, vão ampliar significativamente a interação
do usuário com a rede. No topo dessas mudanças, os empresários locais - que
mantêm negócios restritos a cidades e precisam fazer marketing via rede - vão
ganhar espaço. E muito.
Com
o GraphRank, o Facebook vai priorizar as mensagens que causem maior interação,
como comentários, por exemplo. O novo feed vai selecionar as notícias que mais
interessam ao usuário e colocá-las no topo do mural. Mark Tonkelowitz, gerente
de engenharia do Facebook já fala em “jornal pessoal”. Nesse caso, o mural
seria a primeira página e as marcas que desenvolverem mais contato com os
usuários vão sair na frente. Pequenos negócios podem começar a preparar
estratégias, com abordagens que gerem interesse no usuário e, assim, conseguir
visibilidade.
A
maioria dos esforços de marketing no Facebook está voltada para conseguir fãs,
através do feed de notícias. Além disso, é muito mais relevante para um
internauta se envolver em comentários e posts referentes à sua localidade, do
que a multinacionais, por exemplo.
A
maior relevância faz crescer a possibilidade de envolvimento. No caso dos
comerciantes e empresários locais, este é o maior ponto do novo conceito do
Facebook: deixar usuários mais envolvidos com empresas de sua região.
O
novo feed de notícias; o menu “novidades”, que mostra, em tempo real, as
atualizações dos amigos e a nova timeline, responsável por apresentar uma
síntese de toda a vida do dono do perfil, deixarão os 800 milhões de usuários
do Facebook cada vez mais ‘presos’ e ligados a tudo o que for postado na rede.
Se
souberem treinar suas equipes de comunicação, essa será uma oportunidade
legítima para os empresários locais estabelecerem um contato mais intenso com
seu público.
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