domingo, 3 de julho de 2011

Construção de cidade brasileira inteligente e conectada


Com a chegada da Copa do Mundo, a construção civil tem se tornado um dos mercados mais promissores do momento. O Grupo Odebrecht, por exemplo, venceu a licitação para a construção da Cidade da Copa na região metropolitana de Recife, Pernambuco, e já pensa em transformá-la, também, em uma Cidade Inteligente para promover o desenvolvimento urbano na área.
Segundo Massato Takakuwa, diretor de negócios para governo da NEC Brasil, que é parceira do projeto, a Cidade Inteligente será um “amontoado de tecnologias combinadas e integradas”. A idéia é que o local tenha internet a cabo e wireless de alta velocidade, além de sistemas de segurança digital, biometria e videoconferência. “A meta é oferecer um distrito de entretenimento preparado para sediar empresas, universidade, hotéis e centros comerciais e de entretenimento”, conta o executivo.
Mas tudo ainda não passa de um projeto. Por enquanto a informação que se tem é que haverá investimentos de empresas privadas e que, além da área comercial, turística e estudantil, também terão locais dedicados a residências e empresas encubadoras voltadas à tecnologia. A infraestrutura da cidade modelo ainda trará, segundo o executivo, a utilização de computação em nuvem, sistemas de energia inteligente e construção da infraestrutura de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), o que vai permitir que a região seja um centro de entretenimento, turismo e negócios.
As obras devem começar no início de 2012 para que, até 2014, algumas das principais estruturas da cidade estejam prontas para a Copa do Mundo, como hotéis, centro de convenção e o campus da Universidade. O executivo ainda afirma que, no fim de agosto, o Grupo Oderbrecht deve apresentar o projeto completo para a imprensa revelando os serviços e tecnologias que estarão presentes da cidade, além das empresas que estarão envolvidas no projeto. A previsão é que a construção completa da futura Cidade Inteligente dure de 12 a 15 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário