terça-feira, 31 de maio de 2011

Memórias Permanentes: HD, Memórias Flash, SSDs


Quando mexemos em qualquer computador, precisamos armazenar os dados e softwares para poder utilizá-los em qualquer momento futuro, mas nossos computadores nem sempre estarão ligados na energia elétrica para armazená-los na memória RAM. Para guardá-los permanentemente, precisamos de outros tipos de memórias.
Provalmente, você deve estar se perguntando o por quê de existir a memória RAM se existe outra memória para gravar para sempre. A resposta é a velocidade de acesso e o preço. A memória RAM é muito mais rápida do que a memória permanente, porém é muito mais cara. Como os processadores são muito mais velozes do que as memórias permanentes (algo como milhares a milhões de vezes mais rápido), é necessário uma memória intermediária para ajudar no processamento, armazenando temporariamente apenas o que o processador estiver usando no momento. Por isso temos as memórias RAM e as permanentes.
A memória permanente mais comum nos computadores atuais é o disco rígido (hard disk ou HD, em inglês). O HD é um conjunto de discos que utiliza tecnologia magnética para fazer o armazenamento de dados em código binário. Assim, a estrutura interna do disco é modificada para poder armazenar a informação sem que haja necessidade de energia elétrica.
Hoje, os HD estão armazenando grande quantidade de informações, chegando a ter mais de um 1 Terabyte de capacidade (equivalente a 1 trilhão de bytes). Mas os HDs têm um grande problema: eles são discos que necessitam ficar girando a todo o momento, o que gasta muita energia elétrica (péssimo para os notebooks), e qualquer componente mecânico tem uma vida útil menor do que componentes eletrônicos, podendo ser danificado mais facilmente (ainda mais em notebooks, que levamos de um lado para o outro). Para solucionar este problema foi inventado os discos de estado sólido (solid state disks ou SSD, em inglês).
Os SSDs, diferentemente dos HDs, não têm componentes mecânicos e consomem muito menos energia, e portando estão se tornando uma alternativa interessante aos HDs para notebooks. Entretanto, os SSDs ainda são muito mais caros que os HDs.
Para os eletrônicos móveis, como os smartphones, é usada a memória Flash, que é muito parecida com a memória de pen drives e cartões de memória das câmeras fotográficas, mas em versões reduzidas.
Fonte: techtudo

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Memória RAM

A memória RAM é uma memória temporária para armazenar dados e parte dos softwares que estão em execução. Ela é uma memória que apenas armazena informações quando o computador está ligado, pois armazena esses dados em componentes eletrônicos - como o Flip-Flop ou Capacitores - que necessitam de energia elétrica para funcionar. Dessa forma, o processador usa a memória para armazenar as informações que ele estiver usando para trabalhar no momento.
Normalmente uma memória é medida em bits e bytes. Um bit significa um espaço de memória, que pode estar ocupada ou não, ou seja, 1 para ocupado ou 0 para desocupado. Assim, o bit é a menor medida de memória que existe. Já 1 byte quer dizer que temos 8 bits agrupados - e a combinação de bits ocupados e desocupados dá um significado a uma informação. (Exemplo: a combinação de caracteres "ABC", em código binário, é representado como 01100001 01100010 01100011).
Atualmente as memórias RAMs tem cerca de 3 a 4 Gbytes de capacidades, isto é, possui cerca de 3 ou 4 bilhões de bytes. Quando a memória RAM fica muito ocupada, o computador pode ficar lento, chegando na maioria das vezes até a travar.
Fonte: techtudo

domingo, 29 de maio de 2011

Processador

O processador é responsável pela execução de instruções dentro de um sistema. Ou seja: ele executa os comandos gerados pelos e para os softwares. Ele é divido em várias partes, sendo as duas principais a Unidade Lógico-Arimética (ULA), utilizada para fazer cálculos e operações lógicas, e os registradores, que são memórias de acesso rápido para armazenar os resultados das operações.
Processador Core i7
Com as informações vindas do mouse e do teclado, o processador interpreta esses dados de entrada e executa os comandos nos softwares. Atualmente são produzidos processadores com vários núcleos ("Core" em inglês), que seriam a junção de vários processadores dentro de um só, aumentando o poder de processamento dos computadores atuais. É como ter dois processadores em um chip (Dual-Core), ou quatro (Quad-Core), ou oito (Octa-Core), e assim em diante.
Quando falamos da capacidade do processador, falamos na sua frequência de operação, que tem por unidade o Hertz. Quem nunca ouviu falar em 1 GHz? Isso representa a frequência (velocidade) de processamento que um processador tem por segundo. Assim, 1 GHz quer dizer que um processador é capaz de fazer 1 bilhão ciclos de operação por segundo. Muitas vezes uma operação pode durar um ciclo ou mais - dependendo de sua complexidade.
Os processadores são construídos com base em um componente famoso no mundo da eletrônica: o transistor. Os transistores são tão pequenos que só é possível vê-los por microscópios de alta capacidade. O processador Core i7, da Intel, por exemplo, tem cerca de 800 milhões de transistores.
Há famílias de processadores para cara tipo de computador: A Intel e a AMD dominam o mercado de desktops, porém, nos portáteis como o iPhone, o mercado de processadores é da ARM.
O processador pode executar tarefas como guardar dados na memória ou exibir o resultado no monitor.
Fonte: techtudo


sábado, 28 de maio de 2011

Periféricos de entrada: Mouse, Teclado e Telas de toque


Quando queremos entrar com alguma informação no computador, usamos os periféricos. O nome “periférico” é usado para denominar os componentes que ficam ao redor da CPU, igual a periferia da cidade (que fica ao redor do centro). Os periféricos de entrada permitem que os usuário interajam com o computador. Ou seja: tudo o que é interagido, o computador transforma em sinais elétricos, que são digitalizados para a interpretação do processador.
Mouse e teclado ,um dos primeiros periféricos de entrada é o teclado, que não é muito diferente do teclado das antigas máquinas de escrever - e a disposição de suas teclas foi até feita seguindo o padrão dessa antigas máquinas.
Para você entender a idéia da organização das teclas, as teclas mais usadas tinham que ter uma distância grande, pois era o tempo da alavanca ir, bater no papel, e voltar, sem atrapalhar a outra alavanca de outra tecla que já estivesse sendo pressionada.
No computador, cada tecla pressionada gera um código diferente que o computador interpreta ou como letra e número, ou como um comando (como o famoso Crtl + Alt + Del usado quando o Windows trava)
Já o primeiro mouse foi inventado em 1963 com o objetivo de o usuário conseguir utilizar os componentes gráficos dos computadores. O mouse foi batizado com esse nome porque quando foi inventado, era apenas uma pequena caixa com um fio, que fazia lembrar um rato ("Mouse" quer dizer "rato" em inglês).
Os primeiros mouses usavam uma bolinha para mapear para onde estava sendo deslocado, e conforme a velocidade do movimento e a direção, a setinha na tela era movida.
Nos mouses atuais, a captura é feito por laser, é impossível utilizar mouses ou teclados com muitas teclas, como nos desktops, assim, foi inventado as telas capacitivas e resistivas, onde o usuários podem simular os cliques apenas pressionando a tela aonde ele desejar. Isso é utilizado em smartphones atuais como o iPhone e os Androids.
Fonte: techtudo

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sistemas de Informação

Quem faz o curso de Sistemas de Informação se forma um bacharel em Sistemas de Informação. Mas, o que é Sistemas de Informação? Como funciona um Sistema de Informação? 
 Sistemas de Informação antes de mais nada é um sistema automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou mesmo manual, que abrange pessoas, máquinas, ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário. Os Sistemas de Informação funcionam basicamente em 3 etapas: entrada, processamento e saída. Existe também uma quarta etapa, o retorno ou feedback no qual pode modificar a entrada melhorando ainda mais o processo. Um exemplo seria um sistema de fluxo de caixa, onde entram com os dados, o sistema processa esses dados e retorna uma informação de saída para o usuário.
 O curso é composto por matérias exatas como matemáticas, programação, lógica, etc. e composto também de matérias humanas como Teoria Geral de Administração, Teoria Geral de Sistemas, Filosofia, etc. O profissional de Sistemas de Informação estará preparado para ser um gerente encarregado de fazer a ponte entre a alta administração e os funcionários. A alta administração precisa de informações para a tomada de decisão e os funcionários fornecem os dados e o profissional de Sistemas de Informação tem que garantir que essas informações sejam precisas.
Portanto, sua atuação caracteriza-se por buscar uma sintonia entre uma infinidade de possíveis soluções de tecnologia e seu uso adequado numa organização Em função disso há enorme variedade nessa atuação profissional, tanto pelo universo das tecnologias de informação tanto como pelas diferentes características das organizações, que podem ser privadas, públicas, governamentais, não governamentais, reguladoras, internacionais, virtuais entre outras.
Esse é um mercado que vive uma demanda constante em razão da popularização da internet e do uso crescente dos sistemas de tecnologia da informação. Apesar disso, os bacharéis sofrem com a falta de obrigatoriedade de diploma para exercer a profissão. "Qualquer bom autodidata pode enfrentar o mercado sem preocupação. Mas tanto ele como o profissional formado devem estar atentos à qualidade de sua mão de obra. O próprio mercado está regulando isso", alerta Marco Rodrigo Costa, coordenador do curso da PUC Minas. O bacharel encontra trabalho na área de suporte técnico (hardware e software), na criação e monitoramento de programas de segurança da informação, manutenção e monitoramento de bancos de dados até como analistas e programadores. Empresas especializadas como Totvs, IBM, Microsoft e Google são tradicionais empregadoras. "Mas as pequenas empresas, com projetos menores, também estão funcionando a pleno vapor e contratando. Elas atendem diretamente o cliente final onde um software será instalado, ou funcionam como prestadoras de serviço às grandes empresas", afirma o professor Costa. A Região Sudeste concentra as oportunidades de trabalho, mas Sul e Nordeste estão crescendo e demandando mais profissionais.

terça-feira, 24 de maio de 2011

O que é tronco E1?

E1 é um padrão de linha telefônica digital europeu criado pela ITU-TS e o nome determinado pela Conferência Européia Postal de Telecomunicação (CEPT), sendo o padrão usado no Brasil e na Europa; é o equivalente ao sistema T-carrier norte-americano, embora o sistema T norte-americano utilize taxas de transmissão diferentes.O E1 possui uma taxa transferência de 2 Mbps e pode ser dividido em 32 canais de 64 Kbps cada. A contratação de linhas E1 abaixo de 2 Mbps é conhecida como "E1 fracionário".


A conexão a Centrais públicas da Rede Brasileira de Telefonia é feita através de troncos E1 como exemplificado na figura acima.A Interface para um Tronco E1 é um conjunto de dois cabos coaxiais [metálicos ou ópticos], um para transmissão [TX] e outro para recepção [RX], por onde passam 30 canais de voz digitalizados [01 a 15 e 17 a 31] e 1 canal de sinalização telefônica [16].
Os sistemas de telefonia modernos apresentam-se como uma base ideal para desenvolvimento de novas redes de serviços, capazes de ultrapassar os limites da telefonia convencional e oferecer uma gama de novos serviços aos usuários de sistemas de comunicação. Um exemplo destes novos serviços é a utilização do DDR, ou seja, discagem direta ramal que é muito utilizado hoje em vários setores da sociedade.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Rede Estruturada


O Cabeamento Estruturado permite a disposição organizada e padronizada de conectores e  meios de transmissão para redes de informática e telefonia de modo a tornar  possível mudanças de cabos e infraestrutura, manutenção e implementações de forma rápida segura e controlada. De maneira que, as necessidades de todos os usuários podem ser atendidas com facilidade e flexibilidade:

  • Uma Rede Estruturada deve fornecer um nível garantido de performance para o sistema;
  • Uma Rede Estruturada deve permitir ampliações ou alterações sem perda de flexibilidade;
  • O cabeamento estruturado permite mudanças rápidas dos serviços para cada usuário (voz, fax, vídeo ou dados);
  • O cabeamento estruturado deve atender aos mais variados padrões de redes, tais como: 10BaseT Ethernet, 100BaseT, Token Ring, 100 BASE VG, FDDI e ATM, etc.
É importantíssimo e primordial que todo o processo de instalação do cabeamento estruturado seja feito de maneira correta, seguindo-se todas as normas aplicáveis a cada componente, e tomando-se todos os cuidados necessários para que os problemas com a parte física da rede possam ser minimizados. Problemas causados por um lançamento inadequado de um cabo, por exemplo, pode acarretar numa futura paralisação de uma rede, que, dependendo da rede, pode representar um custo bem alto.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Conta de Luz Pré Paga

Medidor de eletricidade

    A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está analisando a possibilidade de oferecer aos consumidores brasileiros a possibilidade de optar pela modalidade de pré-pagamento da conta de luz, assim como já existe na telefonia móvel. O assunto deverá ser regulamentado pela agência no segundo semestre deste ano, depois de passar por consulta pública.
    Segundo a Aneel, essa modalidade propicia ao consumidor uma melhor gestão do consumo de energia elétrica, pela possibilidade de monitoramento do consumo em tempo real. O sistema informa, por meio de avisos sonoros e luminosos, quando os créditos estão próximos a se esgotarem.
    O pré-pagamento de energia já é utilizado em diversos países, como o Reino Unido, Peru, os Estados Unidos, a França, Austrália, África do Sul, Colômbia, Argentina e Moçambique. Pesquisas feitas na Colômbia e na Argentina demonstram índices de aceitação e satisfação dos consumidores superiores a 80%.
    A adoção do pré-pagamento de energia no Brasil também depende da regulamentação metrológica do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
    A PROTESTE Associação de Consumidores é contra a regulamentação do fornecimento de luz aos usuários mediante pagamento prévio, pretendida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os consumidores de baixa renda são os principais prejudicados, pois podem ficar sem luz a qualquer momento, se não puderem colocar novos créditos. A Associação enviou carta para a Agência contra a aprovação da medida, que é defendida pelas distribuidoras por reduzir o risco de inadimplência no setor.
    Atualmente o faturamento pré-pago para a energia elétrica é adotado por algumas concessionárias mediante autorizações de caráter experimental concedidas pela Aneel. A Ampla, que fornece energia para Niterói e outros 65 municípios do interior do Rio de Janeiro, utiliza o sistema há quase quatro anos.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dia da Internet.

    A idéia de um dia da Internet surgiu por iniciativa da Associação de Usuários de Internet, www.aui.es, e no dia primeiro de outubro de 2005 a Internet foi organizada. Mais de 400 eventos foram organizados em mais de 8.000 locais de 31 províncias das 17 Comunidades Autônomas. Mais de 200 organizações que operam nos setores público e privado assinaram a Declaração de Princípios para construir a Sociedade da Informação, em representação de mais de um milhão de pessoas.
    A pedido da II Cúpula Mundial da Sociedade da Informação na Tunísia, em novembro de 2005, as Nações Unidas concordaram em tornar o dia 17 de maio, no dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, com os mesmos objetivos que o dia da Internet.
    É uma data que pretende demonstrar o potencial das novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida das nações e seus povos. Para isso apresenta uma oportunidade para incentivar e facilitar o acesso à Sociedade da Informação para o alheio e os deficientes.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Enquete encerrada! XP versos 7

    
    Na enquete do Saber TI mostrou que o numero de usuários utilizando Windons XP é de 54% e o que se utiliza Windons 7 é de 45% e o restante seria outros tipos de sistemas operacionais. O Windons XP já é um Sistema Operacional velho, existente desde 2001, com isso acaba possuindo um numero maior de usuários, pois acabaram se acostumando com ele. Não que o Windowns XP seja uma ótima opção hoje, isso já não ocorre, pois o sistema operacional já não atende  algumas limitações de recursos fornecidas pelos hardwares atuais.
    A grande diferença notada entre os dois seria na parte gráfica, onde o 7 possui ícones bem mais interessantes e transições de janelas com efeitos não visto no XP. Porém, o Windows 7 exige muito mais da máquina e pede configurações mínimas que talvez muitos computadores que rodam o XP não possuam.


    Configuração mínima para instalar o Windows Sete:

  • Processador de 1 GHz ou mais rápido e 32 bits (x86) ou 64 bits (x64);
  • 1 GB de memória RAM (32 bits) ou 2 GB de memória RAM (64 bits);
  • 16 GB de espaço disponível em disco (32 bits) ou 24 GB de espaço (64 bits);
  • Processador gráfico DirectX 9 com WDDM 1.0 ou driver superior;

    Enfim na enquete o 7 saiu perdendo para o XP, más acredito eu que isso só aconteceu porque o numero de usuários utilizando o Windoxs XP é grande  pelo o costume do sistema operacional ou ainda por não possuir uma máquina que rode o Windons 7. Um outro fator que pode interferir, seria o tempo que estes sistemas operacionais estão no mercado, onde o XP já possui mais de dez anos.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Revolução na leitura do DNA: chip faz o teste na hora, e a um custo bem baixo

    Centenas de cientistas em diferentes partes do mundo levaram 14 anos para mapear o DNA humano. Agora tem se um aparelho, que é pouco maior que uma impressora, consegue fazer esse mesmo trabalho em apenas um dia! Toda essa diferença de velocidade tem uma explicação: esse aparelho tem em seu coração o primeiro chip que é capaz de interagir com material orgânico.
    Traduzindo: esse chip é capaz de entender o material genético sem nenhum intermediário. A novidade acaba de chegar ao Brasil e promete revolucionar o mundo da Ciência, principalmente a medicina. Usando uma tecnologia inédita, este “chip híbrido” permite que sinais bioquímicos sejam traduzidos em informação digital.
    Pela primeira vez, um elemento eletrônico é capaz de interagir com algo orgânico. Basta inserir a amostra biológica e toda a parte experimental é realizada nos semicondutores. O trabalho de análise do material, que antes levava, em média, 24 horas para ser concluído, agora é feito em apenas duas.
    Gianluca Pettiti, CEO da Life Technologies na América Latina disse que "Pode deixar o chip na máquina na hora do almoço e quando voltar, já tem a sequência feita". 
    A pesquisa do genoma humano começou em 1989 e só foi completada em 2003. Foram 14 anos de trabalho de cientistas em galpões cheios de máquinas enormes e caríssimas. Agora, tudo isso pode ser substituído por equipamentos de última geração como a “Personal Genome Machine”, que funciona com o poderoso “chip híbrido”.
    Gianluca ainda explica: "Antes era feito de uma forma completamente diferente. Usava-se câmera e um produto fluorescente e tinha uma complexidade muito grande". 
    Uma das principais discussões da medicina atual é como torná-la cada dia mais personalizada, prevenindo doenças e criando remédios específicos com base na genética de cada um de nós.
   Se caso queira ver esta matéria na integra, clique aqui.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Globalização surgiu após a Internet

    Poucas outras áreas, em um período tão curto de tempo, apresentaram tantas revoluções tecnológicas quanto as Redes de Computadores e os tipos de acesso a Internet.

    As redes de computadores abrangem vários seguimentos da sociedade. Hoje ela é essencial em qualquer seguimento que ela faça parte, desde quando surgiu houve melhoria nas escolas, nas empresas, na segurança publica e também nos governos, pois possibilitou a troca de informações de maneira ágio e obtenção de dados compartilhados entre os usuários de uma rede.
    Pode se considerar como fator principal das evoluções tecnológicas e sócio culturais nos últimos tempos a questão da facilidade que vem tornando-se para ter acesso a Internet. Isto vem acontecendo, pois a evolução nesta área é constante, e consequentemente há melhoria na qualidade do serviço, diminuição nos custo e principalmente os usuários estão adquirindo um hábito de navegar pelo menos um pouco a cada dia.
    O fato de poder trafegar dados junto com a rede elétrica irá colaborar para aproximação de pessoas consideradas distantes do mundo em que vivem. Informações que eram vistas somente por pessoas que vivem próximos a centros urbanos poderão ser acessadas por indivíduos considerados distantes da sociedade. Enfim a Internet pode ser considerada o principal fator do surgimento da palavra "Globalização", pois nenhum outro recurso dispõe da mídia escrita, áudio visual em um único local.

domingo, 8 de maio de 2011

Implantação da Internet na Rede Elétrica

    A implantação do serviço via rede elétrica deverá impactar diretamente na forma dos usuários conectarem a Internet, nos preços pagos pelo serviço, na velocidade de conexão existente e trará grandes vantagens para  quem mora em áreas rurais, sem acesso a Internet, pois já se existe uma estrutura elétrica funcionando.
    De acordo com à agencia reguladora, as empresas que tem planos para explorar este serviço deverá se comprometer-se com a qualidade do fornecimento de energia para os consumidores, e se houver necessidade de investimento na rede, o custo será de responsabilidade da empresa de telecomunicações que ainda deverá alugar o cabeamento da rede elétrica. Parecido com que acontece hoje, onde as empresas de telecomunicação alugam os postes das fornecedoras de energia para passar o cabeamento de telefonia e fibras ópticas. Com o aluguel desta estrutura física acredita-se que o preço cobrado pelo fornecimento de energia possa diminuir, pois estas empresas terão lucros adicionais sem há necessidade de expansão ou adequação da infraestrutura.
    Por enquanto, o serviço não estará disponível em curto prazo. De acordo com a Aneel, a COPEL do Paraná, a Eletropaulo em São Paulo e Cemig em Minas Gerais, entre outras distribuidoras de energia, já estão em processo para começar a abertura da concorrência, mas, por isso mesmo, ainda não há previsão do começo da oferta do serviço. Estas empresas vem efetuando testes sobre esta tecnologia desde meados do ano 2000, mais nunca com objetivos concretos de exploração comercial, somente testes em condomínios fechados e pequenos ambientes.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Vantagens e Desvantagens de Internet na Rede Elétrica

Vantagens: 
  • O custo é relativamente baixo. Um kit completo para conectar dois computadores pode custar menos de US$100;
  • Usa o cabeamento elétrico já existente;
  • Geralmente, todos os cômodos da casa têm muitas tomadas elétricas;
  • É fácil de instalar, pois "plug-and-play"em que basta plugar o dispositivo na rede elétrica (de 110 a 220 volts) e conectá-lo à placa de rede do computador.
  • Uma impressora, ou qualquer outro dispositivo, não precisa estar diretamente conectado a um computador nem estar perto dos computadores da rede;
  • Não é precisso instalar nenhuma placa no computador (ainda que existam empresas trabalhando com sistemas baseados em PCI).
Desvantagens:
  • O desempenho pode sofrer impacto pelo uso doméstico de elétricidade (como secadores de cabelo, furadeiras, aspiradores);
  • A maioria dos adaptadores só funciona com computadores baseados em Windowns;
  • Pode limitar os recursos da impressora;
  • Usa grandes dispositivos de parede para acessar uma tomada elétrica;
  • Fiação antiga pode afetar o desempenho;

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Funcionamento da Internet na Rede Elétrica

    A Internet na Rede Elétrica utiliza o meio físico da estrutura elétrica existente de um local para distribuir o  sinal da Internet e dados. Para o encaminhamento do sinal de Internet no mesmo fio, utiliza-se de frequências diferentes utilizadas pela rede elétrica, trabalhando assim cada um na sua frequência.
    A frequência dos sinais de conexão é na casa dos (91,7 à 30 MHz), e a energia elétrica é da ordem dos (50 à 60 Hz), os dois sinais podem conviver sem problemas, no mesmo meio. Com isso, mesmo se a energia elétrica não estiver passando no fio naquele momento, o sinal da Internet não será interrompido, desde que o cabo não se encontre rompido. A Internet sob rede elétrica possui velocidade não assíncrona: ou seja, você tem o mesmo desempenho no recebimento ou envio de dados, o que não ocorre nas outras tecnologias onde o envio dados, o desempenho é menor do que o recebimento.
    O sinal da Internet que vai ser injetado na estrutura física da rede elétrica sai de algum provedor através de fibra óptica, entrando em um Injetor PLC, que vai se encarregar de enviá-lo à rede elétrica através do Injetor PLC. Na estrutura da rede elétrica possui diversos transformadores que tem como função elevar ou diminuir a voltagem transmitida. O transformador por ser uma grande bobina de cobre acaba filtrando as altas frequências e deixando o sinal injetado pelo injetor PLC fraco, sendo necessário um repetidor que tem como função recuperar o sinal. Chegando perto do usuário final, tem se um extrator, que deixa o sinal pronto para uso do local, chegando até o modem PLC. O modem recebe este sinal e converte ele de forma que o  computador entenda e navega através das portas de Ethernet ou USB do seu computador. Como pode ser visto abaixo:

 
    Também pode se usar o recurso de transmissão de dados na estrutura elétrica de um local, funcionando de maneira muito semelhante ao que ocorre em uma rede LAN, mas com uma distancia superior de trezentos metros. Não sendo necessário passar se quer um cabo, apenas basta ligar um Homeplug na tomada.
    Como toda tecnologia apresenta vantagens e desvantagens, nesta tecnologia também não é diferente. Fique atento que logo em breve será apresentado aqui está situação.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dados e Internet na Rede Elétrica

    A estrutura elétrica do Brasil hoje pode ser considerada o setor mais avançado na área de saneamento básico do país. O Governo Federal possibilitou levar energia elétrica a todos os lares sem custo para os moradores e com qualidade. Com toda esta estrutura que o país tem, pode se considerar um grande passo em relação à inclusão digital, pois está no mercado já há algum tempo uma tecnologia conhecida mundialmente pelo nome BPL - Broadband over Power Lines, ou PLC - Power Line Communications, a qual tem como objetivo levar Internet via Rede Elétrica em vez de utilizar meios convencionais.
    Tecnologia está que será apresentada em breve aqui nesta página

terça-feira, 3 de maio de 2011

Importância da Internet hoje

    A Internet é o principal meio de comunicação existente na atualidade, qualquer informação hoje é compartilhada pela rede, você pode receber informações do outro lado do mundo em questões de segundos. Os meios de comunicação mais antigos como rádio, televisão e jornais, já estão disponibilizando páginas na rede com conteúdos e acessos exclusivos para os assinantes. A Internet foi o meio que mais colaborou para o surgimento da palavra globalização nos livros de geografia e história, informações ocorridas hoje podem ser visualizadas em questões de segundos, bastando apenas um aparelho que contenha um browser e acesso a Internet.
    Apesar da tecnologia que envolva a Internet já existir a algum tempo, só agora nos últimos anos, que começou a expandir e influenciar na vida da sociedade. Isso ocorre pois a cada dia surgem acesso cada vez mais rápidos e diversas formas de se conectar a Internet. Das formas de conexão existentes comum e a que colaborou mais para o aparecimento de novos usuários foi a conexão discada, pois ela foi a primeira a expandir entre usuários domésticos. Existe também a banda larga de acesso rápido, a rede sem fi o (wirelles) e a 3G.
    Atualmente a Internet é o meio de comunicação, entretenimento, mais utilizada pelas pessoas. Pode ser usada também para trabalhar, estudar, e até fazer compras sem sair de casa, possibilitando pesquisar preços nas melhores lojas. A cada dia que passa, influencia mais na vida das pessoas, mesmo para aquelas pessoas que nunca utilizavam, ou ainda não sabe como ela funciona.
    A importância da Internet hoje é tão relevante, que se ela desaparecesse muitas pessoas ficariam perdidas, pois muitos trabalhos seriam perdidos, e assim o desemprego iria crescer mais ainda, juntamente com milhares de dívidas de quem se dedicou na Internet, como um meio de trabalho. Ela tem influencia também no âmbito de conhecimento adquirido pela sociedade, pois cada dia são compartilhados e aprimorados por pessoas que disponibilizam conhecimentos sobre todos os tipos de assuntos que se possa existir.
    Não se pode considerar a Internet uma ferramenta perfeita, pois se não for utilizada de maneira correta acaba trazendo consequências desagradáveis que provocam vários danos tanto na vida de pessoas ou empresas. Existem pessoas que possuem um conhecimento superior de como funciona a Internet, e estes utilizam este conhecimento para prejudicar pessoas que caiam em suas "armadilhas". Estas armadilhas podem ser links que levam o usuário a ter problemas significativos, podendo causar desde prejuízos financeiros e até
danos morais.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Hubs, switches, roteadores

    Equipamentos com semelhanças fisicamente como pode ser visto na figura acima e no que fazem, se diferem na maneira como trabalham, na qualidade e no preço.
    Hubs e switches são considerados como o coração de uma rede local, isto porque neles que são interligados todos os cabos de uma rede, servindo como um ponto central permitindo que todos os pontos se comuniquem.
    Os hubs são aparelhos inferiores em relação aos switches, pois retransmite tudo que recebe para todos os computadores conectados a ele. Permite que apenas um computador transmita dados por vez e exige que todas as placas operem nas mesmas velocidade (nivelando a rede local na velocidade mais baixa). Esta velocidade é escolhida de acordo com a velocidade das placas de redes espetadas nos computadores, por exemplo: se a empresa possui dez computadores todos trabalhando na velocidade de 100Mbs a velocidade nivelada será de 100Mbs. Se apenas um computador estiver usando uma placa de 10Mbs, a velocidade da rede passa a operar na velocidade de 10Mbs, nivelando assim na velocidade mais baixa da rede local.
    Já o switch fecha um canal exclusivo entre o computador que está enviando e o computador que esta recebendo, transmitindo apenas na porta pertencente ao computador. Permite que vários computadores troquem dados entre si ao mesmo tempo, sem perder desempenho. A diferença de preços entre os dois também é alta, em média o preço de um switch é superior em torno de 5 vezes ao preço de um hub.
    O roteador é um equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele é mais "inteligente" que o switch, pois além de poder fazer a mesma função deste, também tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar ao seu destino. Pode-se dizer que ele funciona como porta de entrada e saída de uma empresa para o mundo virtual da Internet.

domingo, 1 de maio de 2011

Importância da rede de computadores

    As redes de computadores abrangem vários seguimentos do mercado, hoje ela é essencial em qualquer seguimento que faça parte. Com o surgimento das redes de computadores houve melhoria nas escolas, nas empresas e também nos governos. Isso porque possibilitou comodidades que antes eram impossíveis, e hoje se tornou essenciais no dia a dia dos usuários.
    Uma empresa sem rede de computadores seria praticamente um caos. Imagine como seria desconfortável, quando precisar imprimir um documento, ter que levantar, ir até o computador que possui a impressora instalada e imprimir, ou até mesmo instalar uma impressora para cada computador. Isso seria inviável, pois seria um gasto muito alto. Hoje as empresas utilizam todos os recursos que uma rede possa fornecer, desde o compartilhamento de Internet entre os computadores, recursos de hardware, informações, controle de estoque e mesmo até para analisar a situação da empresa.
    A rede de computadores na educação facilitou a vida tanto de professores quanto de alunos. Os professores pela facilidade em consultas de materiais disponíveis na Internet, e até mesmo para disponibilizar apostilas e dicas para os alunos através de (downloads ou envio para o email pessoal do aluno). Os alunos também foram bastante beneficiados, antigamente (uns 15 anos atrás) era impossível fazer um curso online. Hoje é possível fazer um curso mesmo sem sair da sua própria casa. A presença de redes em estabelecimentos de educação é inevitável, pois a tecnologia agrega um desenvolvimento sócio cultural crescente na sociedade, estimulando a busca de informação e conhecimento e modificando a maneira
de apreender sobre um determinado assunto.
    As redes de computadores para o governo é muito importante pois possibilitou um aumento no arrecadamento de tributos. Ajuda na transparência de como está agindo o governo, pois pode disponibilizar balancetes diretos em suas páginas, facilitou também a vida dos contribuintes. Um exemplo claro disso é na declaração do imposto de renda, que hoje pode ser feita diretamente no computador com acesso a Internet, sem precisar sair de casa.
    Hoje o sistema de rede é utilizado como uma forma de cruzar informações. Um setor na sociedade que utiliza desta artimanha é o setor policial, eles usam a ferramenta para cruzar informações de possíveis veículos irregulares, mandados de busca e apreensão e outros serviços que a polícia presta a sociedade. Com um sistema desse funcionando fica muito mais fácil de aplicar multas, relacionar crimes e proteger a população de uma maneira geral. Enfim, a rede de computadores é uma estrutura essencial em todos os seguimentos da sociedade e tende a cada dia mais, ficar próxima de todos.