segunda-feira, 2 de maio de 2011

Hubs, switches, roteadores

    Equipamentos com semelhanças fisicamente como pode ser visto na figura acima e no que fazem, se diferem na maneira como trabalham, na qualidade e no preço.
    Hubs e switches são considerados como o coração de uma rede local, isto porque neles que são interligados todos os cabos de uma rede, servindo como um ponto central permitindo que todos os pontos se comuniquem.
    Os hubs são aparelhos inferiores em relação aos switches, pois retransmite tudo que recebe para todos os computadores conectados a ele. Permite que apenas um computador transmita dados por vez e exige que todas as placas operem nas mesmas velocidade (nivelando a rede local na velocidade mais baixa). Esta velocidade é escolhida de acordo com a velocidade das placas de redes espetadas nos computadores, por exemplo: se a empresa possui dez computadores todos trabalhando na velocidade de 100Mbs a velocidade nivelada será de 100Mbs. Se apenas um computador estiver usando uma placa de 10Mbs, a velocidade da rede passa a operar na velocidade de 10Mbs, nivelando assim na velocidade mais baixa da rede local.
    Já o switch fecha um canal exclusivo entre o computador que está enviando e o computador que esta recebendo, transmitindo apenas na porta pertencente ao computador. Permite que vários computadores troquem dados entre si ao mesmo tempo, sem perder desempenho. A diferença de preços entre os dois também é alta, em média o preço de um switch é superior em torno de 5 vezes ao preço de um hub.
    O roteador é um equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele é mais "inteligente" que o switch, pois além de poder fazer a mesma função deste, também tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar ao seu destino. Pode-se dizer que ele funciona como porta de entrada e saída de uma empresa para o mundo virtual da Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário