E1 é um padrão de linha telefônica digital europeu criado pela ITU-TS e o nome determinado pela Conferência Européia Postal de Telecomunicação (CEPT), sendo o padrão usado no Brasil e na Europa; é o equivalente ao sistema T-carrier norte-americano, embora o sistema T norte-americano utilize taxas de transmissão diferentes.O E1 possui uma taxa transferência de 2 Mbps e pode ser dividido em 32 canais de 64 Kbps cada. A contratação de linhas E1 abaixo de 2 Mbps é conhecida como "E1 fracionário".
A conexão a Centrais públicas da Rede Brasileira de Telefonia é feita através de troncos E1 como exemplificado na figura acima.A Interface para um Tronco E1 é um conjunto de dois cabos coaxiais [metálicos ou ópticos], um para transmissão [TX] e outro para recepção [RX], por onde passam 30 canais de voz digitalizados [01 a 15 e 17 a 31] e 1 canal de sinalização telefônica [16].
Os sistemas de telefonia modernos apresentam-se como uma base ideal para desenvolvimento de novas redes de serviços, capazes de ultrapassar os limites da telefonia convencional e oferecer uma gama de novos serviços aos usuários de sistemas de comunicação. Um exemplo destes novos serviços é a utilização do DDR, ou seja, discagem direta ramal que é muito utilizado hoje em vários setores da sociedade.
Resumindo, E1 nada mais é que o link que sai da prestadora de serviço de Telefonia (vivo, claro, oi e ETC ) e se conecta a central local de sua empresa.
ResponderExcluirGostei da facilidade e simplicidade da explicação que a infoco TI trouxe neste artigo. muito bom.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstou me capacitando neste universo de telefonia IP e gostei do material, parabéns.
ResponderExcluirObrigado!