quinta-feira, 5 de maio de 2011

Funcionamento da Internet na Rede Elétrica

    A Internet na Rede Elétrica utiliza o meio físico da estrutura elétrica existente de um local para distribuir o  sinal da Internet e dados. Para o encaminhamento do sinal de Internet no mesmo fio, utiliza-se de frequências diferentes utilizadas pela rede elétrica, trabalhando assim cada um na sua frequência.
    A frequência dos sinais de conexão é na casa dos (91,7 à 30 MHz), e a energia elétrica é da ordem dos (50 à 60 Hz), os dois sinais podem conviver sem problemas, no mesmo meio. Com isso, mesmo se a energia elétrica não estiver passando no fio naquele momento, o sinal da Internet não será interrompido, desde que o cabo não se encontre rompido. A Internet sob rede elétrica possui velocidade não assíncrona: ou seja, você tem o mesmo desempenho no recebimento ou envio de dados, o que não ocorre nas outras tecnologias onde o envio dados, o desempenho é menor do que o recebimento.
    O sinal da Internet que vai ser injetado na estrutura física da rede elétrica sai de algum provedor através de fibra óptica, entrando em um Injetor PLC, que vai se encarregar de enviá-lo à rede elétrica através do Injetor PLC. Na estrutura da rede elétrica possui diversos transformadores que tem como função elevar ou diminuir a voltagem transmitida. O transformador por ser uma grande bobina de cobre acaba filtrando as altas frequências e deixando o sinal injetado pelo injetor PLC fraco, sendo necessário um repetidor que tem como função recuperar o sinal. Chegando perto do usuário final, tem se um extrator, que deixa o sinal pronto para uso do local, chegando até o modem PLC. O modem recebe este sinal e converte ele de forma que o  computador entenda e navega através das portas de Ethernet ou USB do seu computador. Como pode ser visto abaixo:

 
    Também pode se usar o recurso de transmissão de dados na estrutura elétrica de um local, funcionando de maneira muito semelhante ao que ocorre em uma rede LAN, mas com uma distancia superior de trezentos metros. Não sendo necessário passar se quer um cabo, apenas basta ligar um Homeplug na tomada.
    Como toda tecnologia apresenta vantagens e desvantagens, nesta tecnologia também não é diferente. Fique atento que logo em breve será apresentado aqui está situação.

3 comentários:

  1. Muito legal este tipo de internet, assim acho que facilitaria a forma de conectar a internet em diversos lugares de difícil acesso onde não se pega internet com meios convencionais.

    ResponderExcluir
  2. Gostei João Paulo, aguardo o próximo topico abordando os prós e contras dessa tecnologia.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Uma dúvida:
    Quando você diz "velocidade não assíncrona" isto é o mesmo que velocidade TR e TX síncronas?
    Obrigado

    ResponderExcluir